domingo, 14 de março de 2021

O prisma

 


A obra de René Guénon, que tive o gosto de ler e de estudar de ponta a ponta, não tem um pingo de moralismo, algo que ele considerava, aliás, ser a parte "mais baixa" da religião, entendo as religiões como sendo as do Livro. Longe de querer dizer como devemos pensar para em seguida nos comportarmos de forma conivente com esse pensamento, ocupa-se antes das ideias, traves-mestras daquilo que consideramos ser "a existência", e da não existência também, já agora. Agrada-me e faz aparecer à memória as palavras de uma canção dos Pink Floyd: 

"Não precisamos de nenhuma educação/ não precisamos de uma lavagem cerebral/ de nenhum sarcasmo na sala de aula./ Professor, deixe as crianças em paz./ Resumindo, você é apenas mais um tijolo no muro".

É difícil ser-se professor e manter estas ideias vivas e intactas, mas não é impossível. Ou o melhor é mesmo nem ser professor, de todo... 

sábado, 13 de março de 2021

Sereias e suas teias








Os nomes das sereias são impronunciáveis porque são de uma outra linguagem. Nós chamamos-lhes apenas “sereias” e nunca as vimos. Então quando Adão nomeou os animais, as plantas e as coisas do mundo provavelmente nomeou também o que não viu, mas imaginou. Imaginou seres meio mulher, meio peixe e chamou-as “sereias”, mas não sabe a língua que elas utilizam para o nomear a ele. Ele, na língua delas, pode até ser chamado de “Último Homem” o último homem que lhes chamou “sereias” porque mais nenhum a seguir a ele lhes deu outro nome e antes dele, não sabemos se houve outros na imaginação delas. Se é que elas têm imaginação e não são apenas imaginadas. Podemos imaginar seres com imaginação suficiente para imaginar outros seres com imaginação suficiente… e assim sucessivamente, num eclodir de linguagens e imagens sem fim, sem que importe onde começa e acaba essa imaginação. A nossa vida é apenas uma fatia de bolo fermentado que cresce incessante dentro do forno, isto para uns. Para outros, a nossa vida é um retalho na vida de um Deus o que é capaz de ir dar no mesmo. Vida finita e exuberante como um pavão. E caem as falsas modéstias. Fica apenas a verdadeira, a fatia ou o retalho e a exuberância solar que nos ilumina a pele, os gestos, os percursos e a paisagem circundante. Somos um capítulo de um livro que julgamos ser o livro inteiro e deixamos árvores, livros e filhos atrás de nós não vá o livro continuar sem nós, coisa que não desejamos. O devir é uma insanidade luminosa. Se pudesse, sentava-me à beira do devir como me sentaria num furgão aberto em movimento, a vê-lo passar. Sem lhe tocar. Algo me diz que movemos o mundo com os olhos. E, neste exacto momento, o carteiro trouxe uma carta sem assinatura que me confirmou isso: A única originalidade consiste apenas em mover o mundo com os olhos e em fazê-lo acreditar que ele se move por si. 

 

O salto


 

 

Raros foram os povos que, como o nosso, tiveram acesso a tamanha reflexão sobre si próprios. A História foi passada a pente fino e entrecruzada com a análise do temperamento português. Antes de Freud, já nos evidenciávamos por não sabermos quem somos. Essa pequena questão é, de facto, o grande passo para a Humanidade e não aquele na lua que foi só ir mais longe numa extensão de espaço: também o Sol faz o mesmo e não se gaba.

Em doses letais, nós, por outro lado, sempre oscilámos entre a admiração por nós próprios e a autoflagelação. Isso torna-nos um povo permanentemente espantado connosco próprios. Se o espanto é bom por um lado, pois essa capacidade de nos espantarmos releva uma abertura interior e fresca, por outro aldo, viver em constante espanto, pode conduzir-nos à inércia dos corpos em queda. Um espantado só está espantado e o espanto é tão grande que não cede uma parcela da sua soberania a qualquer outro estado de espírito. Com tão grande espanto não é possível que nos aconteça um projecto nacional. Evidentemente que ele existe na virtualidade e não é pequeno. É um espanto de projecto que passa pela redenção do mundo inteiro. O grão de mostarda que somos, não se contenta com menos. Redimir o que seja não está na moda e, por isso, é muito difícil passar desse estado de sonho uma vez sonhado para a realidade que pensamos ser aquela que nos chega pelos sentidos a toda a hora. A ciência e a sua autodenominada “qualidade de vida” veio a substituir palavras como redenção, salvação, sublimação, absolvição, purgação, recuperação, expiação… a qualidade de vida “científica” parece ficar-se por uma espécie de saneamento básico do corpo, das mentalidades e do “equilíbrio psicológico” cujos pratos da balança só estão equilibrados se a pessoa for “estável”, ”de bem consigo”, “de bem com os outros”, sem grandes sobressaltos ou solavancos: a paixão, como delírio, é olhada com paternalismo, uma “fase”, uma breve passagem pela loucura para que o matrimónio com o mundo, aborrecido e aberrante, se instale, numa perpetuação da obediência a um contrato não pedido para com os males do mundo. Em suma, o “estável” é aquele que aceita as coisas como são porque já se aceitou como ser humano, coberto de fraquezas, defeitos e fragilidades, tal qual o mundo e que aceita tudo, inclusivamente o seu papel no que toca a perpetuar o mundo e as suas debilidades, num jogo espelhado. É assim que se torna “príncipe deste mundo” e o espanto nunca o atravessa como uma lança como atravessa este povo sempre que se supera a si próprio, tanto para o melhor como para o pior. O sentimento de “incompletude da obra” é mais forte do que qualquer estabilidade. Se é certo que estamos a descer vertiginosamente, em queda livre, na verdade, não deixamos de estar espantados e espantados chegaremos ao termo da descida, ou seja, no embate estaremos conscientes e com todos os sentidos alerta. Despertos. Quem embate desperto não cai no chão, cai numa rede e o pulo é imenso. É até capaz de voar. E voa. A redenção é uma obtenção de uma parcela de liberdade. Se por um lado, como escreveu Gedeão, “pelo sonho é que vamos”, por outro, pelo espanto é que voamos. Os dois juntos formam a salvação que está a anos-luz das trevas da chamada “qualidade de vida” a qual não foi ainda muito bem definida parecendo-se bastante com aquele lençol mais curto do que o corpo. A qualidade de vida portuguesa nada tem a ver com a qualidade de vida do saneamento básico nas suas múltiplas vertentes. É uma qualidade que se projecta num outro mundo, sonhado e não neste onde nunca chegaremos a príncipes. No outro, somos imperadores porque já nascemos nele e para ele espantados, ainda que apenas sonhados. Por enquanto.


sexta-feira, 12 de março de 2021

Em brasa



 

Com o tempo, aprendemos a ouvir vozes que dizem, sobre a escrita de Pessoa, que esta é racional, quase fria. E isto por tantas vezes, ter o poeta dado a entender: "Sentir? Sinta quem lê". E os leitores preferem obedecer, e sentir por ele e tentar descortinar quem ele era, o que sentia, do que gostava, de quem gostava, como viveu. Mas nada nos diz que lhe tenhamos que obedecer. E nada nos diz, a nós, particularmente, para o visitar nos cafés ou num dos seus quartos, ou no escritório onde trabalhou. E quando deixamos de sentir por ele, em acto de pura liberdade desobediente, então percebemos que as suas palavras não têm a fria tonalidade da razão. Elas são brasa. Ferros em brasa que nos marcam e nos distinguem para sempre. Os seus versos, colam-se à pele. E mais do que o velho "reconhecimento" nele do que já pensámos, mais do que a reminiscência, quase platónica, que é o encontro com a sua poesia, é essa carga, profundamente espiritual, em brasa que, em último grau nos leva a viver as suas palavras no futuro. A vivê-las em vida. Vida colada a nós, como um sopro que desce e nos encaminha os passos nas trevas e em liberdade profunda que aquela que está sempre de acordo com o Espírito. De frio e racional apenas, este acontecimento, nada tem. 

sexta-feira, 5 de março de 2021

O Império que se faz


 



O Império que se faz

 

Remetemo-nos para uma espécie de interior, porque há várias espécies de interior. Nesta, o que vemos é aquilo que vimos neste dia até ao ponto pérola do tempo que é atingido sempre que escrevemos. E vimos já tanto desde que o sol nos acordou, afastando os sonhos que pensamos nossos. Concluímos que nada ou pouco sabemos neste vaivém na esfera da alma esférica. O dia é um leque de pétalas abrindo-se lentamente até ao meio-dia e, depois, a partir do meio-dia zénite de esperança, vai-se fechando lentamente, de um modo muito mais imperceptível do que quando se abriu. A classe subatómica das palavras é da mesma natureza do que a dos gestos e, nem uns, nem outros se repetem exatamente porque a intenção, grão de mostarda do seu âmago, varia com as cores do dia e com os timbres de luz, sempre trémula neste mundo, e nascendo espontaneamente como sementes sortidas lançadas à terra. Se os dias passam por nós como imperadores, em carruagens douradas de fim de dia, nós, num movimento aparentemente oposto, passamos pelos dias, como imperadores de um império situado noutro hemisfério. Cruzamo-nos ao meio dia, envoltos em verdes capas enquanto o sol, no alto, nos lembra o seu próprio império. Há um triângulo natural que se forma entre nós, os dias e o sol, acima, a essa hora. E a nítida evidência dele, clarifica-nos os gestos e as palavras e a luz que do alto se deixa verter sobre esse instante. Há um meio dia para tudo, sem sombras, nem análises excessivas. Apenas a evidência dos impérios brilhando em mármore, acompanhando a luz de todas as horas: dourado, rosado, lilás… os impérios são sempre revelações do que desconhecemos em nós e neles as cores aparecem e conjugam-se em padrões incansáveis na demanda da variedade que é só verdade. Os únicos impérios de verdade são tecidos, de avessos escondidos num canto do universo e, do outro lado, mármores aos sóis. Todos os impérios são acompanhamentos do sol no seu percurso e neles o sol nunca se põe porque o avesso do império é o contrário do sonho que o fez. Quando o sol, pela manhã nos desperta e nos afasta os sonhos, revela-nos o sonho maior que o império é. Sol, sonho e nós, o triângulo perfeito, em plena atmosfera visível, a meio do dia, para além do tempo.  


segunda-feira, 1 de março de 2021

Shtisel - um outro mundo

 


Depois de ver duas temporadas na Netflix da óptima e deliciosa série com o nome  "Shtisel" ficou confirmado, em definitivo, que a pintura só traz problemas e os pintores são uns desgraçados. Pintam por pulsão vocacional e tudo à sua volta está contra eles. E não vale a pena dizer que a culpa é dos pintores. A culpa é dos cegos com olhos. O resto da série? Só vendo. Um outro mundo. 



Minimização


A minimização é um passatempo nacional. Serve de escudo, de arma, de desculpa. Camufla a inveja, torna legítima a competição, marginaliza, manipula. Um dos mais terríveis e tenebrosos defeitos dos portugueses. Chega a ser pior do que a inveja. E é também um dos mais sub-reptícios na sua acção.